Mauritânia

veja o mapa

Este país do noroeste da África é o único controlado por povos tradicionalmente nômades. Habitando uma área de transição entre o deserto e a floresta equatorial, a população da Mauritânia exprime duas realidades culturais africanas: o norte é povoado por maioria árabe; no sul, os negros são majoritários. O deserto do Saara ocupa grande parte do território. As áreas férteis estão no sul, às margens do rio Senegal, onde se cultivam cereais e tâmara. Fortes secas prejudicam a produção agrícola. Extração de ferro e pesca marítima são as principais fontes de renda.

Fatos Históricos
A Mauritânia ("terra dos mouros", em latim) é povoada desde a Antiguidade. O aparecimento do camelo na região, nos primeiros séculos da Era Cristã, torna possível a travessia do Saara e transforma o país num elo entre o norte do continente e a África negra. Berberes nômades do Marrocos migram para o sul e se impõem aos pastores negros da região. A invasão árabe, no século VII, introduz o islamismo. No século XI surge entre os berberes a dinastia muçulmana dos almorávidas, que conquista Gana, Marrocos e a península Ibérica. Tribos árabes derrotam os almorávidas no final do século XVII, introduzindo um sistema de castas cujos traços ainda estão presentes na estrutura social do país. A casta dos hassanes (guerreiros) impõe aos berberes o exercício de atividades pacíficas (comércio e ensino). Abaixo deles na escala social ficam os haratans (pastores negros ou mestiços) e os párias (ferreiros e músicos).

Domínio francês
A crescente dependência dos emires hassanes em relação aos comerciantes europeus, aos quais vendem goma-arábica, leva à desagregação de seu poder. A França inicia a conquista da região em meados do século XIX. Em 1908, a Mauritânia se torna colônia francesa. O país conquista a independência em 1960. Moktar Ould Dadah elege-se para presidente, sendo sucessivamente reeleito até 1978, quando é deposto por um golpe militar.

Invasão do Saara
Em 1976, a Mauritânia anexa a parte sul do Saara Ocidental, ficando a porção norte sob domínio do Marrocos. O movimento nacionalista, liderado pela Frente Polisário, ganha força entre a população saarauí e passa a combater a ocupação. Os gastos militares da Mauritânia para manter o controle da área provocam uma crise econômica. Em 1979, a Mauritânia assina um tratado de paz com a Frente Polisário e se retira da região. Aproveitando o recuo, o Marrocos anexa todo o Saara Ocidental.

Ditadura
Vários golpes militares marcam a vida política da Mauritânia até 1984, ano em que Maawya Ould Sid'Ahmed Taya toma o poder e forma um governo marcado pelo aumento das tensões étnicas. Ele reprime grupos negros que reivindicam o fim da supremacia branca (árabe) no país. Em 1991, depois de uma escalada de protestos contra violações dos direitos humanos, um plebiscito aprova uma nova Constituição que estabelece o pluripartidarismo. Taya se elege para presidente em 1985, em pleito denunciado como fraudulento pela oposição. Eleições legislativas boicotadas pela oposição dão vitória ao governista Partido Democrático e Social Republicano (PRDS).

Crise
O alinhamento da economia da Mauritânia à política do FMI, a partir de 1992, provoca aumento nos preços dos produtos básicos e agrava a situação social. Protestos populares levam à decretação do toque de recolher em Nuakchott, a capital, em janeiro de 1995. O país enfrenta, ainda, a repatriação de refugiados mauritanos pelo Senegal. As eleições legislativas de 1996, também contestadas pela oposição, reasseguram maioria governista no Parlamento. Taya é reeleito para presidente em dezembro de 1997. Em janeiro de 1998, três oposicionistas são presos depois de denunciar a uma emissora de TV da França a existência de escravidão na Mauritânia. Em novembro nomeia como primeiro-ministro El Afia Ould Mohamed Khouna.

Dados Gerais
Nome oficial: República Islâmica da Mauritânia (Al-Jumhuriya al-Islamiya al-Muritaniya)
Capital: Nuakchott
Nacionalidade: mauritana
Idioma: árabe (oficial), francês, língua regionais (principais: fulani, ulof, soninquê)
Religião: islamismo 99,5% (sunitas), cristianismo 0,2% (católicos), outras 0,3% (1994)
Moeda: ugüia
Cotação para 1 US$: 176,96 (jul./1998)

Geografia
Localização: noroeste da África
Características: deserto do Saara (maior parte), litoral baixo e plano (O), planície arenosa (N), elevações (O), bacia arenosa ao longo do rio Senegal (SO e SE), bacia do rio Níger (L)
Clima: árido tropical (N), tropical de altitude (S)
Área: 1.030.700 km²
População: 2,5 milhões (1998)
Composição étnica: árabes berberes 75%, sapinques, pulares, tuculeres, peules e ulofes 25% (1996)
Cidades principais: Nuakchott (735.000) (1995); Nouadhibou (72.300), Kaédi (35.200) (1992); Kiffa (29.300), Rosso (27.800) (1988)
Patrimônios da Humanidade: Parque Nacional Banc d'Arguin; Antiga Ksour de Ouadane, Chinguetti, Tichitt e Oualata

Governo
República com forma mista de governo (ditadura militar desde 1984).
Divisão administrativa: 13 províncias subdivididas em 208 distritos.
Chefe de Estado: presidente coronel Maawya Ould Sid'Ahmed Taya (PRDS) (desde 1984, eleito em 1992 e reeleito em 1997).
Chefe de governo: primeiro-ministro El Afia Ould Mohamed Khouna (PRDS) (desde 1998).
Principais partidos: Democrático e Social Republicano (PRDS), Ação pela Mudança.
Legislativo: bicameral - Senado, com 56 membros eleitos por líderes municipais (parte é renovada a cada 2 anos) para mandato de 6 anos; Assembléia Nacional, com 79 membros eleitos por voto direto para mandato de 5 anos.
Constituição em vigor: 1991.

Economia
Agricultura: arroz (66,7 mil t), sorgo (46,1 mil t), tâmara (35,9 mil t) (1997)
Pecuária: bovinos (1,3 milhão), caprinos (4,1 milhões), ovinos (6,2 milhões), eqüinos (173,4 mil), camelos (1,2 milhão), aves (3,9 milhões) (1997)
Pesca: 92,8 mil t (1995)
Mineração: minério de ferro (11,4 milhões de t), ouro (200 kg), gipsita (9,3 mil t) (1996)
Indústria: alimentícia (peixe), refino de petróleo
Parceiros comerciais: França, Espanha, Alemanha, Japão, Itália

Relações Exteriores
Organizações: Banco Mundial, FMI, OMC, ONU, OUA
Embaixada: 2129, Leroy Place NW, Washington D.C. 20008, EUA
tel. (202) 232-5700

 
 
Fonte: Almanaque Abril CD-ROM 1999 - 6.ed