Ultimas atualizações:

Anais do Seminário Saúde Reprodutiva, Aborto e Direitos Humanos
Rio de Janeiro, setembro de 2005; Gleyde Selma da Hora e Suelyemma Franco (coordenação editorial). – Rio de Janeiro : ADVOCACI , 2005

Essa publicação traz os anais do Seminário Saúde Reprodutiva, Aborto e Direitos Humanos realizado em 26 de agosto de 2005, no auditório da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro, organizado pela Advocaci – Advocacia Cidadã pelos Direitos Humano e pela ADPERJ – Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro, com a participação de representantes de diversas entidades; entre elas, Ipas Brasil.

A primeira mesa teve como tema "Aborto e direitos humanos" e contou com a participação de Sonia Corrêa (Rede Dawn, Grupo Internacional para Sexualidade e Políticas e pesquisadora associada da Abia), Luiza Cristina Fonseca Fricheisen (Procuradora Regional da República, membro do Ministério Público Federal), Maíra Fernandes (Bacharel em Direito e pós-graduada em direitos humanos pela UFRJ, integrou a Comissão Jurídica das Jornadas Brasileiras pelo Aborto Legal e Seguro) e Virginia Feix (Themis, Cladem/Brasil e representante das Jornadas Brasileiras pelo Aborto Legal e Seguro).

A segunda mesa discutiu o tema "Atendimento humanizado para as mulheres processadas pela prática aborto" através de Joseline Cerqueira Aleluia (Advocaci,ex-conselheira do Cedim e conselheira do Conselho Municipal dos Direitos e Defesa da Mulher de Teresópolis), Rosana dos Santos Alcântara e Rulian Emmerick (Advocaci), Bernardett (de L. da C.R.) Espírito Santo (Defensora Pública titular do 2º órgão de atuação da defensoria junto a 1ª Vara Criminal/ Tribunal do Júri da Comarca da Capital) e Leila Adesse (médica sanitarista e presidente do Ipas Brasil).

Nesse seminário foi apresentado o trabalho realizado no projeto “Estratégias Jurídicas de Proteção dos Direitos Reprodutivos: O Aborto e os Direitos Humanos das Mulheres”, apoiado pelo Prosare – Programa de Apoio a Projetos em Sexualidade e Saúde Reprodutiva. Esse projeto cumpriu a proposta de intervenção e análise sobre a situação da criminalização do aborto no Rio de Janeiro voltando-se para a coleta de dados e a assistência às mulheres partes em processos judiciais pela prática do aborto.

Texto sobre Mulheres e homens negros: saúde, doença e morte
Luís Eduardo Batista
Resumo da Tese de Doutorado em Sociologia
Universidade Estadual Paulista, 2002.

Alguns aspectos sobre saúde/doença em mulheres negras
Isabel Cristina Fonseca da Cruz
Luiza Akiko Komura Hoga

Reflexões sobre a Saúde da Mulher Negra e o Movimento Feminista
Maria José de Oliveira Araújo [email protected]