Entrevista
Acontece
Saúde
Povo de Santo
Publicações
Educação
Links
Pesquisadoras(es)
Mãe África
 

 

Artes - Abayomi
Bonecas Negras que são mais que artesanato

Abayomi é uma cooperativa formada por mulheres de várias gerações vindas de movimentos sociais e culturais. Trabalhando desde 1988 com um técnica exclusiva de reaproveitamento, as bonecas de pano Abayomi, feitas sem cola ou costura, são um exemplo de artesanato genuinamente brasileiro. Usando como matéria-prima o lixo reaproveitável, a cooperativa estimula as relações de cooperação e generosidade, integrando a memória cultural brasileira.

Fortalece a auto-estima de negros e descendentes, buscando superar as desigualdades de gênero. Através de seu trabalho social, criativo e humanitário, a Cooperativa Abayomi atua junto aos movimentos feminista, negro, estudantil, sindical e religioso, profissionais de saúde, educação, artistas e artesões, comunidades excluídas, jovens em situação de risco social e público em geral. Integra a Rede Nacional de Direitos Reprodutivos, a Rede de Mulheres Negras Latino Caribenhas.

Exposições:
Abayomi dispõe de coleção, venda e acervo histórico documentado. As bonecas negras Abayomi são confeccionadas sem cola nem costura, em formas e tamanhos variado (de 2 cm à 1,50m), representando personagens de circo, da mitologia, figuras do cotidiano, manifestações folclóricas e culturais.

Cursos e outras informações:
http://www.abayomi.com.br

 

 


Artes Plásticas - Pintura
José Moura Júniro

Tem realizado várias exposições de forma independente. Entre elas podemos citar: Espaço Cultural do Shopping Via Parque, Restaurante do MAKRO da Barra, Centro Cultural de Jacarepaguá, Restaurante do CR Flamengo, Espaço Cultural do SESC de Madureira.

Os imagens aqui apresentadas fazem parte da série "Mulheres Negras"

Todos os finais de semana expõe, no Calçadão de Copacabana, Rio de Janeiro, em frente ao OTHON Hotel.

Visite o site: http://geocities.yahoo.com.br/jmourapintor/

 
 
 
Make Money Online