Entrevista
Acontece
Saúde
Publicações
Educação
Links
Pesquisadoras(es)
Mãe África
 

 

Mulher Negra, Dignidade e Identidade

Helena Theodoro
[email protected]
 

Uma das mais importantes mulheres brasileiras é Mãe Stella de Oxóssi, Odé Kaiodê, nome pelo qual atende Maria Stella de Azevedo, ialorixá do Ilê Axé Opo Afonjá, em Salvador. Mãe Stella recebeu da Câmara de Vereadores da cidade a mais alta comenda para mulheres de destaque na Bahia : a Medalha Maria Quitéria. Tal honraria e as inúmeras manifestações de carinho surgiram na vida de Mãe Stella por ser uma das mulheres batalhadoras, que lutam com todas as suas forças em defesa da especificidade cultural do candomblé, assumindo posições firmes contra o sincretismo religioso, servindo assim de bandeira para os demais terreiros do país, sendo, segundo Ildásio Tavares, Ogan Omi l'Arê (Ogan de Oxum mais velho da casa) a primeira ialorixá a combater publicamente o sincretismo.

Mãe Stella foi a primeira ialorixá a escrever sobre sua tradição religiosa e a vida nas comunidades-terreiro, em seu livro Meu tempo é Agora de 1993, atualmente esgotado. Representando toda a força , dignidade e capacidade de criação das Iyá-mi( mães ancestrais), desfaz completamente a imagem criada em nosso meio, da mulher negra desprovida de valores, objeto sexual e incapaz de refletir ou participar da sociedade ,que na verdade, ajudou a construir !

Em 1983, durante a II Conferência Internacional da Tradição dos Orixás e Cultura, em Salvador, bem como em 1986 em Nova Iorque, na III Conferência, Mãe Stella manifestou-se contra a fusão dos orixás africanos com os santos católicos, afirmando:

    "Nos tempos atuais, de total liberação, é bom lembrar que estas manobras devem ser abandonadas, assumin- do cada um sua religião de raiz.!"

Ao se falar de Mãe Stellla levanta-se o véu que encobria a mulher negra plena de dignidade e identidade, como se pode deduzir das afirmações de uma de suas filhas mais diletas, a Agbeni Cleofe Martins:

    "Mãe Stella é a coragem do bem! É uma transgressora pela vida, o que a aproxima muito do orixá Iansã. É a suma sacerdotisa que continua desenvolvendo o trabalho da Mãe Aninha (Oba Biyi)na religião dos orixás!
 
1. -
2. -
2.l -
3. -
4. -
5 -
Mulher negra e comunidade-terreiro
O papel mulher na tradição afro-descendente
Mulheres negras e mães ancestrais
O papel mulher na tradição judaico-cristã
Conclusão
Referências Bibliográficas