Seminários / Congressos - Brasil

2011

Janeiro - Fevereiro - Março - Abril - Maio - Junho

Julho - Agosto - Setembro - Outubro

Novembro - Dezembro -
2012

*******

 

Janeiro

 

Fevereiro

Março

I Congresso Nacional de Direito Homoafetivo
23 e 25 de março de 2011
Comissão de Direito Homoafetivo da OAB/RJ
Rio de Janeiro, RJ

O evento é voltado para advogados e juristas, tem 970 vagas disponíveist. A programação chama a atenção para as jurisprudências, que estão sendo usadas em todo o país para garantir direitos de casais homossexuais em situações que a lei não reconhece a união.

As 16 horas do Congresso abordarão direito e religião, hermenêutica, adoção, reprodução assistida, direito sucessório além da transexualidade e homofobia. A coordenação geral do evento é da desembargadora aposentada do RS, Dr. Maria Berenice Dias, que lança mais uma obra sobre o tema durante o evento, o livro Diversidade Sexual e Direito H omoafetivo, com colaboração coletiva.

“Diante do silêncio do legislador, é a jurisprudência a mais importante ferramenta para assegurar a homossexuais e transexuais o exercício de cidadania. Os avanços são muitos, mas é enorme a dificuldade de acesso aos julgados que sinalizam os progressos que o direito à livre orientação sexual vem alcançando na Justiça. Daí a necessidade de formar uma grande rede de informações e disponibilizar as vitórias já obtidas pela população LGBT. Com certeza este é um compromisso de todos que acreditam na necessidade de contruir o direito homoafetivo como um novo ramo do Direito.

Mas é , indispensável coragem de ousar,única forma de consolidar conquistas”, afirma a Dra. Berenice. O evento conta ainda com a participação da minista do Supremo Tribunal de Justiça Nancy Andrigh que palestra sobre o tema...

A inscrição para o evento custa R$230 e pode ser feita no endereço http://www.congressodirhomoafetivo.net que possui asmais informações.

*********

Seminário sobre Direitos Humanos
21 de março de 2011
Auditório Pedro Milton de Brito (SJCDH)
Salvador, Bahia

Estão abertas as inscrições para o seminário sobre o Estatuto da Igualdade Racial, que será realizado no dia 21 de março, das 14h às 18h no auditório Pedro Milton de Brito da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). O Seminário é uma promoção do Centro de Educação em Direitos Humanos e Assuntos Penais J.J. Calmon de Passos (CEDHAP), órgão da SJCDH.
O evento vai promover a discussão entre servidores, representantes da sociedade civil, estudantes, advogados, promotores, magistrados e cidadãos a efetivação dos direitos humanos da população negra do Estado, além de analisar as inovações trazidas pela Lei 12.288/2010 – o Estatuto da Igualdade Racial, como novo instrumento jurídico de realização da dignidade dos cidadãos afrodescendentes.
Com experiência na área de Direitos Humanos, Relações Étnico/Raciais e Segurança Pública, o secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Sena será o conferencista do seminário. Atuarão como debatedores Jurandir Antônio Sá Barreto Junior, professor da Universidade do Estado da Bahia (UFBA); Samuel Vida, advogado militante no campo do direito e das relações raciais; Wlamyra Ribeiro de Albuquerque, professora da UFBA, que desenvolve e orienta pesquisas sobre emancipação, abolição, racialização e pós-abolição no Brasil.
} As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente no CEDHAP, pelo telefone (71) 3117-6911 ou através dos e-mails: [email protected] e [email protected]. Serão fornecidos certificados com carga horária de 04 (quatro) horas para os participantes do evento.
Fonte: http://www.sjcdh.ba.gov.br/

 

Àroyè- Seminário Afro-Alagoano:
‘Gênero palavra variável”

21 de março de 2011
Maceió, Alagoas

O Seminário tem como meta estabelecer uma ampla discussão sobre os efeitos perversos do racismo institucional propulsor do apartheid e das desigualdades sociais. A meta do Seminário é a criação de documento referencial, como contributo para a implementação efetiva de políticas públicas comprometidas com o enfrentamento ao racismo institucional, sob a ótica da intersetorialidade de gênero e raça.

Nessa primeira etapa a centralidade da temática será “Acesso, Produção e Ascensão em Gênero e Etnia as Políticas de Estado”, com ênfase nas áreas de Educação, Comunicação e Segurança Pública”.

Serão emitidos certificados para os participantes do Àroyè- Seminário Afro-Alagoano: Gênero palavra variável e III Festival Alagoano das Palavras Pretas, com carga horária de 15 horas.

O Seminário é gratuito e as vagas são limitadas.

Local: Auditório 4º andar da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas
Avenida Fernandes Lima, 385 Casa da Indústria- Farol/Maceió/AL

Outras informações através do telefone (82) 8827-3656/ 8815-5794 ou pelo e-mail: [email protected]

 

Abril

Quinta Reunião Interamericana de Ministros
e Autoridades Máximas
De
7 a 8 de abril de 2011
Río de Janeiro, Brasil

Mais informações:
Página Web de la Sociedad Civil de la OEA

Manual para la Participación de la Sociedad Civil en las Actividades de la OEA

 

*******

2º Encontro de Estudos sobre Tecnologia, Ciência
e Gestão da Informação (ENEGI)

12 a 15 de abril de 2011
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Campus de Recife
Recife, PE

Em 2010, a idéia da realização do 1º ENEGI surgiu da necessidade de um espaço de debate sobre os estudos relacionados à temática da Gestão da Informação, junto à sociedade e comunidade científica. Neste sentido, o 2º ENEGI visa consolidar a iniciativa do primeiro evento por meio de discussões a respeito do tema “A Gestão da Informação na Era do Conhecimento”, e através do fomento às pesquisas e estudos sobre Ciência, Tecnologia e Inovação em âmbito nacional.

Mais informações: http://www.enegi.com.br/2011/

Maio

 

*********

 

Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n
Parque Ibirapuera - Portão 10
São Paulo / SP - Brasil - 04094 050
Fone: 55 11 5579 0593// 11 7881-2688
www.museuafrobrasil.org.br

 

 

 

 

Junho

 

Julho

 

Agosto

XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais
Diversidades e (Des)Igualdades

07 a 10 de agosto de 2011.
Universidade Federal da Bahia (UFBA) - PAF I e II
Campus de Ondina
Salvador, BA

O Evento, que está em sua décima primeira edição, tem como tema as "Diversidades e (Des)Igualdades", que serão discutidos em 11 eixos temáticos. Durante os quatro dias de evento, especialistas em ciências sociais e humanidades de diversos países estarão reunidos para debater a diversidade e a complexidade de sociedades diferenciadas, nos mais variados aspectos, como é o caso dos países de língua portuguesa.
cidade de Salvador foi escolhida para abrigar, pela primeira vez, o Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais.
Inscrições abertas - 11 de janeiro a 14 de março de 2011 -
Período de Inscrição de Trabalhos Individuais.
Mais
Informações: http://www.xiconlab.eventos.dype.com.br/

 

Setembro

*******

Outubro

35º Encontro Anual da ANPOCS
24 a 28 de Outubro de 2011
Caxambu - MG

Dia 15 de março de 2011, próxima terça-feira, encerra-se o prazo para inscrição de propostas temáticas para composição de Grupos de Trabalho (GT) do 35º Encontro Anual da Anpocs, de 24 a 28 de outubro de 2011, em Caxambu/MG.

Para a Submissão de Propostas de GT, clique aqui

Mais informações: http://www.anpocs.org.br/portal/

 

Novembro

 

Dezembro

2012