Entrevista
Acontece
Belezamoda
Saúde
Artes
Povo de Santo
Publicações
Educação
Links
Pesquisadoras(es)
 

 

A Inclusão da História Africana no Tempo dos Parâmetros Curriculares Nacionais
 
 

O Método e a Organização de Um Programa de História Africana

A idéia principal atrás do nosso programa de Historia Africana é possibilitar uma melhor compreensão da participação material, cultural e intelectual dos Africanos e Afrodescendentes na sociedade brasileira colonial e pós-colonial. O nosso enfoque não é o da contribuição africana para a cultura brasileira, mas da participação da cultura africana na cultura nacional [Depestre-86]. Da forma que a idéia de contribuição tem sido desenvolvida, a cultura brasileira fica representada como um prolongamento da cultura Européia com alguns adereços das culturas Indígenas e Africanas. Postura da qual discordamos profundamente e consideramos não apenas equivocada, mas como eurocêntrica e, por vezes, racista. Conceitualmente vamos considerar a introdução dos elementos culturais Africanos no Brasil sob a idéia de reinterpretação [Cunha Jr., 96]. Neste conceito a diversidade Africana vai se confrontar com as diversidades Indígenas e Européias, em um novo contexto histórico: o do escravismo e do capitalismo racista no pós-abolição, produzindo nova síntese da base Africana. O processo cultural é visto como constantemente dinâmico, sendo portanto, todas as aquisições culturais provisórias e em transformação.

Os métodos da Historia Africana são geralmente guiados por duas grandes correntes: as baseadas no conceito de raça [Asante, 80], [Wflfiams-76] e as fundadas em etnia [Diop, 87], [Rodney, 75], [Bernal, 87]. A evolução dos estudos africanos e da Historia Africana nos Estados Unidos fica esquematicamente, em nossa classificação, dividido em três grupos: os de base africana, os afrocêntricos e os eurocêntricos. Nós acreditamos que na realidade as opções sejam mais amplas. Na nossa perspectiva, acreditamos que as opções cêntricas (Afrocêntricas e Eurocêntricas) sofram das mesmas precariedades e induzam interpretações excludentes da história. Desta maneira, o enfoque aqui escolhido é o da etnia e o de base africana. A vertente da base africana se explica pelo próprio percurso da historia africana, que se dá pela comunicação com outros continentes e pela incorporação de outras culturas sem nenhuma centricidade [Bernal, 87], [Sertiman,]. As centricidades, tanto na cultura africana como na européia são apenas produto de construções ideológicas de projetos de dominação e de alienação. Embora tomamos de início a fundamentação do materialismo histórico, o fundimos com o humanismo africano nos aspectos teóricos e metodológicos.

Uma boa amostra de programas e bibliografias de ensino da Historia Africana são apresentados em Smith [Smith, 93]. A nossa proposta de programa não tem um enfoque cronológico e se inicia pelo presente Africano e pelas Africanidades no Brasil. Os motivos desta inversão são explicados em artigo anterior [Cunha Jr., 97]. Para a introdução da Historia Africana se faz necessário uma exposição da geografia física e humana africana que é realizada no segundo tópico do programa [Sebastião, 87], [Cunha Jr.,91]. A terceira parte tem como finalidade mostrar que a humanidade tem sua origem na África e que revoluções técnicas importantes para a nossa evolução aí ocorrem [Diop-74]. A organização dos tópicos seguintes é realizada por blocos regionais. A quarta parte trata da região do vale do Nilo. A quinta parte procura demonstrar a unidade cultural da África [Diop-76]. Procura desfazer as posturas que dividem a África em Norte e Sul do Saara, ou em África Árabe e Negra. Utiliza principalmente a expansão da tecnologia do ferro sobre todo o continente para mostrar sua integração e existência de povos com grau avançado de civilização material em todo o continente e não apenas em regiões isoladas como habitualmente se acredita [Cunha Jr.-91]. Continua o tópico mostrando a África integrada em outros continentes por rotas comerciais e viagens de navegação através do Indico e do Atlântico [Sertiman- ]. Explora a Idéia dos Africanos visitarem periodicamente a América anterior a Colombo. Termina com idéias filosóficas e cosmológicas Africanas [Alpha-77]. O sexto item organiza as idéias sobre o norte Africano e introduz a expansão Islâmica através do continente [Vargens, 82]; [Fage-87]. O sétimo tópico trabalha as Civilizações do Rio Niger e destaca a importância destas para o Brasil devido às populações que para aqui imigraram sobretudo no último período do escravismo [Achebe, 58], [Ki-Zerbo, 81], [Depestre, 82]. O oitavo tópico destaca a penetração e desenvolvimento do Cristianismo na África entre os séculos 8 e 12. Também faz ligação da região com o mundo Árabe, a Mesopotamia e a Índia. Na nona parte temos as Civilizações do Rio Zambeze e destacamos a intensa atividade de mineração da região [Hoflisso-87]. A décima parte apresenta a Cultura Bantu [Jahn-90], [Altuna-85], [Lopes- ], embora povos de língua Bantu já tenham aparecido no item anterior. Esta parte também discute a questão da penetração portuguesa no continente Africano, assim como a resistência às agressões externas. O programa é terminado com retrospectiva da arte da África e dos elos de ligação entre historia Africana e Brasileira [ Alpha-77], [Araujo-88], [IBEA-77], [Gerdes- 90] ,[Calaca-97].

O programa que segue é previsto para uma carga horária de 60 horas. Nestas 60 horas cada um dos tópicos recebe um detalhamento maior não descrito aqui por motivos de espaço. Em diversas ocasiões oferecemos este programa numa forma simplificada com tempo de duração entre 30 a 40 horas para ser desenvolvido numa semana de curso intensivo.

Programa da História Africana para Educadores

l - Introdução ao Programa
Propósitos c metodologia. Africanidade e Afrodescendência Brasileira.
Cidades Africanas e Estados Africanos Atuais.
Fontes Documentais da História Africana: Arqueológicas, Orais, Escritas, Musicais.
As Línguas Escritas do Continente Africano.

2 - Geografia Africana
Bacias fluviais Africanas. Mudanças Fluviais e Mudanças Climáticas.
Vegetação c Relevo do Continente. Climas Temperados e Regiões Montanhosas.
Ocupação Populacional e Possibilidades de Vida nas Regiões Desérticas.
Regiões e Povos Africanos. África Austral . África Oriental. África do Norte. África Ocidental.
Matrizes Lingüísticas e Línguas Africanas.

3 - África: o Berço da Humanidade
A Evolução da Espécie Humana. A Idade da Pedra e Povos Coletores.
Organização da Agricultura na África. Comunidades Pescadoras.

4 - As Civilizações do Nilo
O Povoamento da Região do Nilo.
O Egito Antigo. Núbios . Meores. Axums.
A Continuidade Egípcia.
A Idade do Ferro na África.

5 - A Unidade Cultural Africana
A Expansão Populacional Africana.
A Expansão da Tecnologia do Ferro como Exemplo da Unidade Cultural.
A Integração Comercial Africana pelas Rotas de Caravanas.
A Integração da África com Outros Continentes.
As Concepções de Mundo na África.

6 - Os Povos do Norte Africano
Os Almoravides.
Os Tuareges.
Os Berberes.
Povos Invasores no Norte Africano.
A Expansão Islâmica.

7 - África Ocidental
Produtos Comerciais da África Ocidental. Ouro. Sal. Nós de Cola. Peixe.
Império de Gana.
Império do Mali.
Império Songai.
Hausa, Iorubas e Asantes.
As Invasões Européias e Tráfico de Cativos Africanos.

8 - África Oriental
Axum e Etiópia.
Da expansão do Cristianismo no Século 8 às Cruzadas Negras.
Os Estados Suarilis.

9 - África Austral
A produção de Ferro e Ouro na Região.
A ligação Comercial com a Região Suarili.
O Grande Zimbábue.
O Estado Mutapa.
Os Povos e Estados Litorâneos.
A Presença Portuguesa na Região.
Os Reinos Zulus, Chonas e Khosas.
As Invasões Inglesas e Holandesas.

10 - As Culturas Bantos e Filosofia Bantu
Os Reinos do Congo.
O Império Lunda.
O Inicio da Expansão Invasora Portuguesa.
A Resistência, a Expansão Portuguesa e o Tráfico de Cativos Africanos.

11 - Historia da Arte e da Arquitetura Africana
Arte na Pré-história Africana.
Arte e Arquitetura no Sudão e no Egito.
Arte e Arquitetura nas Civilizações do Niger.
A Estatuária da Cultura Banto.
As Figuras Geométricas nas Culturas Africanas.
As Jóias e Estatuária Africana na Coroa Portugusa do Século
14.
Os Sentidos da Arte Africana e a Herança Brasileira.
As Recriações Africanas nas América.

 
Introdução
O Momento Histórico
Etnia e Raça
A História Africana
O Método e a Organização de Um Programa de História Africana
O Problema de uma Bibliografia em Língua Portuguesa
Conclusão
Bibliografia