Entrevista
Acontece
Belezamoda
Saúde
Artes
Povo de Santo
Publicações
Educação
Links
Pesquisadoras(es)
 

 

A Inclusão da História Africana no Tempo dos Parâmetros Curriculares Nacionais
 
 

O Problema de uma Bibliografia em Língua Portuguesa

Um dos problemas cruciais dos cursos de formação de educadores é a organização de uma bibliografia em língua portuguesa sobre o assunto. De inicio nos parecia difícil, o que nos levou a elaboração de uma apostila em 1991 [Cunha Jr., 91]. A aparente dificuldade diz respeito à nossa formação em Historia Africana ter ocorrido na Franca, Estados Unidos e Caribe, sendo que a bibliografia primeira era cm Inglês e Francês. Mesmo concluindo sobre a possibilidade e apresentando uma bibliografia em língua portuguesa, insistimos na necessidade de ampliarmos as publicações, sobre Historia Africana no Brasil.

Pelo que conhecemos, a primeira vez que o Movimento Negro Paulista, da década de 70, deparou com o problema do ensino da História Africana e a conseqüente tarefa da organização de uma bibliografia foi em 1976, no âmbito da denominada "Escola do Camisa". Nesta, instalada na Escola de Samba Camisa Verde e Branco, no Bairro da Casa Verde, Cidade de São Paulo, um grupo de militantes resolveu transformar as críticas ao sistema educacional em prática de ensino comunitário alternativo. A "Escola do Camisa" realizou uma experiência de ensino renovadora e, dentre as rupturas com o sistema oficia, estava o Ensino da História Africana. A experiência era destinada à alfabetização de adultos e madureza ginasial. (O madureza ginasial era um programa de educação que permitia aos adultos a obtenção do diploma ginasial através de provas especiais. Este programa também era conhecido em alguns lugares do país como artigo 99). Desta feita, as dificuldades bibliográficas eram enormes em todos idiomas. Examinando a bibliografia internacional no presente, notamos que esta teve uma enorme expansão nos anos 80 e 90, tendência não acompanhada pelas editoras brasileiras. As publicações disponíveis na maioria são títulos publicados em Angola, Moçambique, Guiné, Cabo Verde e Portugal. Então o problema de um modo geral não é apenas de uma bibliografia em língua Portuguesa, mas também fácil de encontrar.

Como sugestão para o ensino de formação de educadores realizado em torno de uma bibliografia apenas em língua Portuguesa e de fácil aquisição podemos indicar as seguintes publicações: para a Introdução ao Social e Filosófico recomendamos a leitura do livro Na Casa de Meu Pai [Appiah. 1997]. Consideramos que o texto de Walter Rodney [Rodney, 1975] pode orientar toda a formação. Apesar de editado em Portugal teve relativa divulgação no Brasil. Além dele dispomos de dois bons textos intitulados Enxada e Lança [Silva, 1992] e a Experiência Africana [Roland, 1994], o primeiro como um texto de suporte e o segundo como livro texto. O texto Sankofa [Nascimento, 1994] permite uma introdução básica genérica da Historia Africana. O referente ao Egito, a coleção Grandes Impérios e Civilizações, apresenta uma bem ilustrada e bem cuidada informação, cuja distribuição foi feita através das bancas de jornais e revistas. A informação sobre expansão Mulçumana, África do Norte e África Ocidental, está bastante consistente em Islamismo e Negritude [Vargens, 1982]. A Introdução à Civilização Cultural Bantu está bem apresentada no livro Galinha de Angola [Lopes,]. Nos aspectos artísticos também da cultura Bantu tem um texto primoroso na tese de [Salum, 1990], disponível na Biblioteca de Sociologia da USP.

Na exploração de uma bibliografia de fácil acesso no Brasil ficam algumas lacunas sobre a África Austral e África Suarili, como na questão da arte e da arquitetura africana.

 
Introdução
O Momento Histórico
Etnia e Raça
A História Africana
O Método e a Organização de um Problema de História Africana
O Problema de uma Bibliografia em Língua Portuguesa
Conclusão
Bibliografia