Entrevista
Acontece
Belezamoda
Saúde
Artes
Povo de Santo
Publicações
Educação
Links
Pesquisadoras(es)
 

 

A Inclusão da História Africana no Tempo dos Parâmetros Curriculares Nacionais
 
 

Conclusão

O processo de etnocontroles excludentes se manifesta sistemicamente em todas as direções da vida nacional. No referente à educação este sistema age de diferentes formas. Uma é pelo não reconhecimento das Africanidades brasileiras, das culturas e história dos Afrodescendentes. A outra é pelo desrespeito às nossas necessidades particulares educacionais. Acrescentando-se também pelas práticas discriminatórias e racistas existentes no cotidiano educacional.

A inclusão da história Africana vem como parte do conjunto das Africanidades. Deverá permitir uma melhor formação identitária positiva dos Afrodescendentes, permitindo assim um caminho mais igualitário para as questões de cidadania e da democracia.

Serve também a inclusão da História Africana nos sistemas educativos como ponto de apoio nas práticas de combate aos racismos.

Dada a existência dos Parâmetros Curriculares Nacionais fica aberto o caminho oficial para inclusão da História Africana e de outros conteúdos de interesse dos Afrodescendentes. Entretanto não basta a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNS), são necessárias as medidas de suporte à sua execução prática. Faltam pesquisas, textos, formação de professores e materiais para o início da instrução da história Africana na educação fundamental. Lembramos que não apenas a ação no fundamental resolve a amplitude da problemática.

Temos ainda que afirmar que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS), necessitam de ampla revisão para contemplar as propostas de interesse dos Afrodescendentes a nível do ensino fundamental.

 
Introdução
O Momento Histórico
Etnia e Raça
A História Africana
O Método e a Organização de um Problema de História Africana
O Problema de uma Bibliografia em Língua Portuguesa
Conclusão
Bibliografia