Entrevista
Acontece
Saúde
Povo de Santo
Publicações
Educação
Links
Pesquisadoras(es)
Mãe África
 

 

 

IV REUNIÃO NACIONAL DA ARTICULAÇÃO DE MULHERES BRASILEIRAS
Natal, de 12 a 17 de janeiro de 1999
RELATÓRIO FINAL

Relatora: Angela Freitas
Colaboração e revisão: Guacira Cesar de Oliveira
Transcrição de fitas: Monica Rodrigues
Agências Financiadoras:
Fundação Ford DED Oxfam Brasília, 8 de agosto de 1999

APRESENTAÇÃO
Realizou-se na cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, de 12 a 17 de janeiro de 1999, a IV Reunião Nacional da Articulação de Mulheres Brasileiras, contando com a participação de representantes de 24 estados e do Distrito Federal, sendo os estados ausentes Tocantins e Sergipe (Ver Anexo 1/ Lista de participantes). Este encontro foi coordenado pelo Comitê Impulsor da AMB, com o apoio do Fórum de Mulheres do Rio Grande do Norte.
O objetivo desta reunião foi estabelecer uma agenda de ações para a AMB e definir responsabilidades dentro da proposta ampla de dar continuidade à participação desta instância do movimento organizado de mulheres brasileiras no processo de monitoramento da Plataforma de Ação Mundial/ Beijing 95, especificamente no momento em que se prepara o primeiro balanço do conjunto de compromissos assumidos pelo Governo brasileiro naquela conferência. Contando com o apoio da Fundação Ford, DED e OXFAM, a realização deste evento teve como objetivos específicos:
1. Criar subsídios para a elaboração de um diagnóstico sobre a evolução das políticas brasileiras voltadas para as mulheres no período pós Beijing. Sem a pretensão de ser exaustivo, este diagnóstico representaria o esforço dessas mulheres no sentido de trazer sua contribuição, enquanto sociedade civil organizada, para um diagnóstico nacional. Duas fontes foram definidas como subsídio para a elaboração deste diagnóstico:
a) Conteúdos das palestras realizadas no IV Encontro Nacional - para as quais foram convidadas especialistas de diferentes áreas - (Ver programação anexo); e dos subsequentes debates.
b) Análise de questionários previamente enviados às mulheres representantes dos fóruns e articulações de todos os estados. A participação no IV Encontro Nacional da AMB teve como condição que as representantes de cada estado se comprometessem a coordenar o trabalho de preenchimento destes questionários, que seriam posteriormente analisados por uma equipe formada por integrantes do Fórum Feminista do Rio de Janeiro. Para a elaboração deste questionário, o Comitê Impulsor da AMB, foi utilizado como modelo o instrumento de âmbito nacional preparado pelo Comitê Impulsor da Articulação de ONGs de Mulheres da América Latina e do Caribe, para ser respondido pelos países que compõem este Comitê.
c) O próprio questionário nacional, que foi respondido e enviado ao Comitê Impulsor da América Latina e Caribe pelo Comitê Impulsor da AMB.
2. Avaliar e debater sobre as formas de funcionamento da AMB na atual conjuntura do país, e definir sua reestruturação.
O presente relatório, respectivos anexos e apêndices, traz os resultados desses três esforços. Assim:
Primeira parte - Falas das palestrantes e subsequentes debates.
* Thais Corral (Coordenadora da REDEH e integrante do Fórum da Agenda 21)
download DOC ZIPADO


* Hildésia Medeiros ( Coordenadora da Região Brasil da REPEM (Rede de Educação Popular entre Mulheres da América Latina e do Caribe); Coordenadora de Relações Sociais da Vice-Governadoria do Estado do Rio de Janeiro
download DOC ZIPADO


*Leila Linhares Barsted
download DOC ZIPADO

*Fátima Oliveira (Médica. Integrante do Fórum de Mulheres Negras de BH. Bolsista da Fundação MacArthur, projeto Divulgação e popularização da bioética: direitos reprodutivos. Integra o Conselho Diretor da RedeSaúde/Rede Nacional Feminista de Saúde e Direitos Reprodutivos e da CCR/Comissão de Cidadania e Reprodução; a Coordenação Nacional da UBM/União Brasileira de Mulheres.
download DOC ZIPADO

* Lena Lavinas (Economista, com doutorado em Economia pela Universidade de Paris. Ex-editora da Revista Estudos Feministas)
download DOC ZIPADO

* Ana Alice Costa (Professora da Universidade Federal da Bahia, cientista política e pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher da UFBA)
download DOC ZIPADO

* Maria Betânia Ávila (Socióloga e Coordenadora do SOS CORPO)
download RTF ZIPADO

As palestras foram transcritas, editadas e revisadas pelas autoras. Apenas duas das palestras não compõem o relatório, por razões de ordem operacional. Optamos por não editar os debates, transcrevendo-os na íntegra. É preciso dizer ainda que algumas das falas ao longo dos debates deixaram de ser gravadas ou ficaram sem identificação. Queremos nos desculpar por estas falhas e dizer que optamos por apresentar este resultado, mesmo que incompleto, acreditando na importância do material como memória do encontro e subsídio para futuros debates.
Segunda parte - resultados das discussões sobre prioridades, nova estrutura organizacional da AMB, estratégias e ações.
download RTF ZIPADO
Terceira parte
- moções, cartas e outros encaminhamentos feitos na reunião. Quarta parte - avaliação e palavras finais.
download RTF ZIPADO
Anexos
: programa do encontro; lista de participantes; cópia de matéria sobre o encontro publicada em um jornal local.
Apêndices:

1. Questionário Nacional
2. Tabelas elaboradas a partir dos Questionários Estaduais e uma análise dos resultados obtidos. Sobre os questionários é preciso dizer que, dada a complexidade dos mesmos e dadas as dificuldades e limitações inerentes à conjuntura socio-político-econômica e à natureza das entidades que compõem a AMB, não foi possível um trabalho completo de preenchimento. Somente 15 estados cumpriram o compromisso de responder os questionários e muitos dos questionários recebidos estavam incompletos. A equipe responsável pela análise destes resultados optou por fazer um esforço, posterior ao encontro de Natal, no sentido de estimular a complementação das respostas e trazer novas adesões, insistindo para que aqueles estados que não haviam respondido, procurassem integrar-se a este esforço. Mais cinco estados aderiram. Desta forma, pudemos contar com uma totalidade de 20 questionários respondidos por 19 estados, mais o Distrito Federal. Queremos agradecer às agências de cooperação internacional que viabilizaram todo este trabalho. Este apoio tem sido fundamental para a manutenção da AMB e o progresso de suas ações.
Brasília, 8 de agosto de 1999